sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cuidados com a pele na gravidez e pós-parto



Muitas futuras mamães no período da gestação devem estar atentas as alterações hormonais, endócrinas, respiratórias, gastrintestinais e dermatológica que o corpo se encontra. No entanto, é preciso conhecê-las e saber como lidar da melhor forma com elas.

Dessa maneira, a Fisioterapia Dermato-Funcional vem somar à Fisioterapia Obstétrica para permitir que nesse momento da vida a beleza brilhe de modo especial, que as gestantes possam se sentir cada vez mais bela.

Devido ao aumento do hormônio progesterona a gestante fica propícia a manchas escuras (Cloasmas), Acne e Telangectasias (uma espécie de “mini varizes”). Por isso, alguns cuidados devem começar desde o inicio da gravidez, como por exemplo: o uso de filtro solar no rosto diário e no corpo (sempre que se expor ao sol) é indispensável. Existem alguns produtos como Algowhite que previnem e tratam essas manchas com princípios ativos seguros e de alta tecnologia. Quanto à acne o melhor a fazer é ter uma boa higienização e caso agrave, procure um dermatologista. Uma boa dica, para quem deseja fazer uma profunda limpeza de pele é procurar um profissional qualificado e que utilize produtos específicos para gestante.


As alterações no corpo não param por ai. O hormônio estrogênio também está em alta e com isso surgem mais alterações inestéticas. O corpo com muita sabedoria acumula gordura para ser utilizada durante a amamentação, mas infelizmente essa gordura não é bem vinda visualmente para a gestante que já se encontra fora do seu peso normal. Com esse quadro sabe quem também é favorecida? A famosa e temível Celulite (Fibro Edema Gelóide). E só existe dois remédios para combater fortemente essas alterações: atividade física e Drenagem linfática Manual (DLM) que tem como objetivo: reduzir o edema, melhorar circulação sanguinea, estimular o sistema imunológico fazendo com que ele fique mais fortalecido e inevitavelmente faz um relaxamento, pois é uma massagem suave, lenta e com um sentido único!


Segundo Stephenson, a mama começa a aumentar de volume a partir da 8ª semana e então agora atente para as estrias. Elas costumam aparecer nas mamas, barriga, bumbum, coxas e costas. A melhor forma de preveni-las é hidratar, uma vez que as estrias aparecem não têm cura!

Quanto ao suporte logo após o parto, inicia no 3º dia após o nascimento do bebê. Os cuidados nessa fase são com: períneo, amamentação, adaptações emocionais, musculatura, tudo para voltar a forma! A DLM ainda é bem vinda, o Ultra som terapêutico para acelerar a cicatrização (no caso de cesariana), o TENS para alívio das dores e na fase tardia, após 30 a 40 dias podemos iniciar a Corrente Russa aparelho que faz uma contração muscular com o intuito de fortalecer a musculatura que passou por uma enorme distensão das fibras, melhorando assim a flacidez.

Wanessa Neri

Fisioterapeuta Dermato-Funcional

CRF 69504

Nenhum comentário:

Postar um comentário