Você não pode tomar café! Enrole o bebê num cueiro! Só o primeiro filho tem cólicas! Afinal, o que é mito e o que é verdade? Confira as mais corriqueiras nos consultórios pediátricos.
MITOS
1 )O uso da funchicórea acaba com as cólicas?
É pura coincidência. O gosto adocicado do medicamento apenas acalma o bebê e por alguns momentos “parece” que as dores foram embora.
2) Torcer a roupa do bebê dá cólica?
Essa é do tempo da vovó. Elas acreditavam que, ao torcer a roupinha, a barriga da criança sofria o mesmo impacto, o que ocasionava as cólicas. Sem fundamento.
3) Chá de erva-doce ajuda a melhorar a dor?
Fuja dele. Os bebês até param de chorar, pela mesma razão da funchicórea: o sabor doce os distrai. Mas os pediatras alertam que o chá pode prejudicar o bebê, que ainda é muito sensível. Se estiver contaminado com impurezas, há um risco de infecção. E, alem de tudo, pode diminuir o apetite do bebê para mamar o leite.
4) Dar voltas de carro ajuda a passar a cólica?
Outra técnica adotada por pais desesperados. Geralmente o balanço do carro faz o bebê dormir. Mas é só o automóvel parar e volta tudo.
5) Somente o primeiro filho tem cólica?
Pura lenda ou coincidência. Muitos pais ficam com essa impressão porque têm mais experiência no segundo filho, passando pela fase das cólicas com menos estresse e ansiedade.
6) Mudar do leite materno para o leite em pó acaba com as cólicas?
Ao contrário. Nunca, em hipótese alguma, a mãe deve abandonar a amamentação. O leite materno é a melhor opção para o bebê e o que causa menos cólicas.
7) Álcool, cafeína e cigarro provocam cólicas?
Eles fazem tão mal ao bebê quanto aos adultos, mas obrigatoriamente não pioram as cólicas. Como são excitantes, podem levar a uma irritação maior, e mais choro.
VERDADES
1 - Enrolar o bebê em um cueiro alivia as cólicas?
Esse conselho da vovó está de volta. Pesquisas recentes apontam que quando você enrola o recém-nascido em um cueiro ou uma manta, ele sente-se aconchegado, protegido. É como um retorno os útero materno.
2 - Quando o pai coloca a mão na barriga do bebê, ele acalma?
Não fique com ciúmes, mamãe! Quem diz são alguns pediatras: a mão do papai funciona porque esquenta uma região maior. Alem disso, eles não têm medo de segurar as crianças em posições menos convencionas.
3 - O recém-nascido deve fazer cocô pelo menos uma vez por dia?
Verdade. O bom funcionamento intestinal é o primeiro passo para que o bebê não sofra com cólicas. Mais seu filho pode passar alguns dias sem evacuar, e isso não significa que ele tenha qualquer problema. Na dúvida, fale com o pediatra.
4 - Massagear a barriga do bebê melhora as cólicas?
Além de ser um contato delicioso com seu filho, o toque das mãos pode diminuir as dores.
5 - Criança que mama deitada tem cólicas?
Se a posição do bebê na hora de mamar não estiver correta, ele engole as, o que provoca cólicas. O recém-nascido deve ser amamentado de maneira que a cabeça fique mais elevada que o corpo. |
6 - É bom deitar o bebê de bruços no berço?
Essa posição facilita a eliminação de gases. Embora, após mamar e arrotar, é melhor que o bebê seja deitado de lado, para se evitar que, em caso de regurgitamento, ele se afogue.
Bolsas de água quente e almofadas de sementes, que você aquece no microondas, ajudam a aliviar as dores do bebês, quando em contato com a barriguinha destes. Uma fralda aquecida faz o mesmo efeito.
(Continua...)
FONTE: Coleção Crescer. Consultoria: Mário Taralli, pediatra do Hospital Albert Einstein; Ana Maria Escobar, pediatra do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP; Vera Lúcia Sdepanian, gastropediatra da Universidade Federal de São Paulo; Dalva Darin, enfermeira obstétrica do Hospital Albert Eisntein; e Maria Cristina Pires Nolasco, enfermeira perinatologista do Albert Eisntein.
Nenhum comentário:
Postar um comentário