segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mecônio - Primeiro cocô do Bebê

Definição:
São as primeiras fezes de um bebê. É composto de líquido amniótico, muco, lanugo (pêlo fino que cobre o corpo do bebê), bile e células que se soltaram da pele e do trato intestinal. O mecônio é espesso, esverdeado, escuro e pegajoso.

Durante a gestação, o feto fica imerso no líquido amniótico dentro do útero da mãe. Esse líquido o protege enquanto cresce e se desenvolve. O feto engole líquido amniótico que contém todos os outros componentes mencionados acima. Todos esses componentes, com exceção do líquido amniótico, são filtrados e expelidos pelo mecônio existente, esterilizando dessa forma o líquido amniótico que o feto expele depois através da urina. Esse processo de circulação do líquido amniótico ocorre aproximadamente a cada três horas.

Em alguns casos, o mecônio é expelido pelo feto ainda dentro do útero. Isso acontece quando o feto sofre algum estresse, geralmente causado por um período de diminuição em seu suprimento de oxigênio. Uma vez que o mecônio passa para o líquido amniótico, é possível que seja inspirado pelo feto e chegue aos pulmões. Essa condição se denomina aspiração de mecônio e pode causar uma inflamação dos pulmões do bebê após o parto.

Essa inflamação pode provocar um certo sofrimento respiratório. Se for detectado mecônio no líquido amniótico ao romper a bolsa d'água da mãe, devem ser tomadas medidas de precaução especiais para retirar o líquido que se encontra no estômago e nos pulmões do bebê.

FONTE: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/002262.htm#


DICAS DE LIMPEZA:

  • Limpar com água morna e algodão
  • Sempre de cima para baixo (como se fosse na direção do umbigo para o bumbum)
  • Nas meninas é necessário abrir os grandes lábios e delicadamente limpar a parte interna.
  • Nos meninos é necessário levantar o saco escrotal e delicadamente limpar embaixo.
  • O mecônio pode ter uma aparência bastante desagradável, mas não tem cheiro.
  • Com muita calma, delicadeza e amor, seu bebê ficará limpinho.

Equipe SOS Grávidos


Nenhum comentário:

Postar um comentário