terça-feira, 18 de maio de 2010

Cólicas - Parte III: O Prato da mamãe






O prato da mamãe








A pergunta é inevitável. Na fase da amamentação, aparece a velha dúvida: “O que eu comer vai passar para o meu filho pelo leite materno?”.

A resposta ainda não é conclusiva.



Até hoje não existem estudos científicos comprovando que a alimentação da mamãe seja a causa isolada das cólicas.

Mesmo assim, prepare-se! Titias, vovós e mamães mais experientes terão sempre um conselho na ponta da língua: “Você não pode comer chocolate!”, é o mais comum entre muitos outros que você ouvirá daqui para frente.

Será verdade? Por incrível que pareça, em relação ao chocolate, para alguns bebês, sim, desde que ingerido em grandes quantidades. No entanto, algumas pesquisas mostram que, se a mãe consumir pequenas quantidades desses alimentos mais reagentes, não significa que o bebê terá cólicas.

Vale sempre o bom senso

Em geral, se você reage de maneira negativa a algum tipo de comida, provavelmente seu filho também reagirá. É a sensibilidade e a observação da mãe que contam nessa hora de dúvida.

O indicado é que sua alimentação seja a mais saudável possível. Evite excessos e sempre observe as reações do seu organismo e do seu filho.

O prato da mamãe deve ser rico em vitaminas, sais minerais e proteínas. Ou seja, uma dieta alimentar completa e balanceada, igual aos tempos em que estava grávida.

Conheça o que algumas pesquisas constataram que podem provocar reações nos bebês. Mas atenção: não vale como regra para todas as crianças.

Espinafre, repolho e couve-flor: causam gases no bebê por serem ricos em enxofre e podem atrapalhar o processo digestivo da criança.

Mamão: o consumo desta fruta não causa diarréia no bebê. Ao contrário, seu consumo pela mãe é bastante benéfico.

Manga, fruta-do-conde, goiaba e melancia: são frutas de digestão mais demorada, e por isso podem prejudicara digestão do bebê também.

Café: a mãe não deve ingerir mais do que 4 xícaras de café por dia. A cafeína é estimulante e pode causar maior irritabilidade no bebê. O aumento do choro pode ser confundido com as cólicas. Mas, isoladamente, essa substância não provoca dores abdominais.

Comidas gordurosas e apimentadas: esse tipo de alimento não faz bem a ninguém. Mas, se a mãe está acostumada a consumi-los, e não passa mal, talvez a criança também não seja afetada. Convém, porém, evitar para que o leite não se torne muito gorduroso.

Hambúrgeres: vale o mesmo das comidas gordurosas. O fast-food é uma mania do século 20 que não faz bem à saúde. Sempre que puder, escolha uma refeição mais equilibrada.

Chocolate: um dos mais polêmicos. Em sua composição, o chocolate apresente um estimulante chamado teobromina, derivado da família da cafeína, que por estar associado ao cacau, pode provocar cólicas. Pesquisas indicam, no entanto, que a mãe precisa consumir mais do que 500 gramas por dia para isso acontecer.

(Continua...)


FONTE: Coleção Crescer. Consultoria: Mário Taralli, pediatra do Hospital Albert Einstein; Ana Maria Escobar, pediatra do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP; Vera Lúcia Sdepanian, gastropediatra da Universidade Federal de São Paulo; Dalva Darin, enfermeira obstétrica do Hospital Albert Eisntein; e Maria Cristina Pires Nolasco, enfermeira perinatologista do Albert Eisntein.



Nenhum comentário:

Postar um comentário