terça-feira, 18 de maio de 2010

Cólicas - Parte IV: Enfim, como evitar o chororô



Enfim, como evitar o chororô

Na hora do choro, não faltam palpites. A mãe, confusa não sabe a quem ouvir. Algumas dicas são válidas para evitar o sofrimento do bebê. Confira as mais importantes.




MUITA CALMA NESSA HORA

Mantenha-se tranquila para que o bebê se sinta seguro e protegido em seu colo.

  • DE BRUÇOS

Deixe algumas vezes por dia - sempre que puder supervisionar o sono - o bebê deitado de bruços para facilitar a eliminação dos gases. A retenção do ar na barriga provoca dores.

  • COCÔ EM DIA

O intestino preso é uma das causas das cólicas. Se seu filho estiver com muita dificuldade de evacuar, peça orientações ao pediatra.

  • SEM ENGOLIR AR

Ao amamentar, evite que o bebê engula ar. Isso provoca a formação de bolhas que, quando chegam aos intestinos, contribuem para as cólicas. Veja a seguir três tipos de posição para impedir que o bebê engula ar durante a amamentação:

Padrão

Nessa forma de amamentação, a barriga da mãe deve estar colada à barriga do bebê. A mão dela fica encaixada no bumbum da criança e sua cabeça deitada no meio do braço da mãe. As narinas do bebê devem estar sempre livres para que este possa respirar bem enquanto mama

Invertida

A mãe encaixa o filho como se ele estivesse transversal embaixo do braço, com as pernas para trás do corpo da mãe. Com a outra mão livre, ela controla a cabecinha do bebê. Esse tipo é ideal para quando a mãe está com o mamilo machucado

Bebê sentado

Nessa posição, a criança fica sentada de frente para a mãe. Amamentando assim, os mamilos feridos também são poupados
(Aprofundaremos o assunto: Amamentação nos próximos posts!)


IMPORTANTE!

Quando o recém-nascido está mamando corretamente, ele faz barulho. Também não aparecem covinhas no canto da boca. Se isso ocorrer, ele está “chupetando”, ou seja, brincando com o mamilo como se fosse uma chupeta. Nesse caso, em vez de mamar, ele está engolindo ar. Para a mãe saber se o bebê está sugando perfeitamente, ela deve observar se ele mexe todo o maxilar e os lóbulos das orelhas.

Após mamar, o bebê deve arrotar com o corpo bem esticadinho. Em seguida, coloque-o para dormir de lado, para evitar e regurgitar.



Lembrem-se: Filhos são heranças do Senhor. Ele é quem nos dá a verdadeira sabedoria, mas temos que pedir por ela todos os dias. Aprenda desde já que você está aprendendo a ser mãe/pai, assim como o seu bebê está aprendendo a ser filho. Essa descoberta é um dom de Deus, algo precioso que Ele nos reservou. Algo sobrenatural e especial.
Depois de muito choro e cansaço Ele nos dá um refrigério, quando podemos olhar nosso bebê dormindo ou sorrindo! Aproveite cada momento, ele não volta! Mesmo na hora da cólica, ore ao Senhor pedindo paciência e tranquilidade. Cante um louvor baixinho ou simplesmente fique tocando no seu bebê em oração. Como o texto mesmo explicou a dor passa, faça desse momento algo especial (por mais desesperador que possa parecer). Vale a pena!











FONTE: Coleção Crescer. Consultoria: Mário Taralli, pediatra do Hospital Albert Einstein; Ana Maria Escobar, pediatra do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP; Vera Lúcia Sdepanian, gastropediatra da Universidade Federal de São Paulo; Dalva Darin, enfermeira obstétrica do Hospital Albert Eisntein; e Maria Cristina Pires Nolasco, enfermeira perinatologista do Albert Eisntein.


Equipe: SOS Grávidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário